top of page

Minicursos

Fernanda Magnotta e Lucas Leite

 

​Desafios da Multipolaridade: cenários e perspectivas
​

Nesse mini-curso serão discutidas as características do sistema internacional do século XXI, particularmente considerando as transformações na distribuição de poder e os desafios referentes à crise da ordem liberal. Por meio de um método de prospecção de cenários, os(as) estudantes terão a oportunidade de analisar e discutir a conjuntura internacional de forma aprofundada e crítica.

​

O Minicurso será ministrado pelos criadores e apresentadores do canal “Em Dupla com Consulta”. Este é um canal de YouTube sobre Política Internacional e Cultura pop, de uma forma descontraída e divertida. O canal é apresentado por Fernanda Magnotta e Lucas Leite, ambos professores de Relações Internacionais e adeptos da democratização da informação.

​

Sala: 104

Nilo Américo

 

​Meio Ambiente e Relações Internacionais
​

A questão ambiental é complexa e detém múltiplas facetas com impactos profundos nos mais amplos domínios da vida humana. Isso fez com que a temática ambiental tenha se transformado de política de baixa intensidade e residual (low politics), para assumir contornos de política de alta intensidade e relevância estratégica (high politics), desde meados do Século XX, adentrando ao Século XXI. O “meio ambiente” tem forçado, de forma crescente, novos posicionamentos, e gerado novos conceitos e posturas no campo das Relações Econômicas e Sociais Internacionais. O Mini­curso “Meio Ambiente e Relações Internacionais”, fruto de nossa experiência já algo com a temática longa, bem como resultante do debate com as referências bibliográficas, pretende apresentar uma razoável introdução às questão explícitas e implícitas desta relevante abordagem do Saber Internacional.

Prof. Dr. Nilo Américo R. Lima de Almeida (LIMA, Nilo Américo), Doutor em Geografia Humana/USP na linha de pesquisa “Geopolítica e Meio Ambiente/Ordem Ambiental Internacional” e Pós-Doutorado pela USP com a temática da “Integração entre Países: Soberanias interna/externa, Direito Internacional e Território, Solidariedades Territoriais.”

​

Sala: 105

Fabiola Fanti

 

Movimentos sociais e a mobilização transnacional do direito​
​

O curso tem como objetivo apresentar e promover discussão acerca da agenda de pesquisa sobre a mobilização do direito, que busca compreender as relações entre movimentos sociais, direito e tribunais. Além de apresentar conceitos básicos desse campo de estundo, o curso pretende focar na mobilização transnacional do direito, na qual os movimentos sociais direcionam suas estratégias para cortes internacionais, buscando não só resolver casos individuais, mas também politizar questões relevantes nas arenas nacionais. O curso pretende expor e debater casos paradigmáticos desse tipo de mobilização no contexto brasileiro.

Fabiola Fanti é Professora Visitante de Direito na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e pesquisadora do Núcleo de Direito e Democracia do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). Doutora em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH-UNICAMP), mestre em Ciência Política pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo e é Especialista em Direitos Humanos pela Universidade de São Paulo.

​

Sala: 107

Juliana Costa

 

O Brasil e a cooperação Sul-Sul
​

O Brasil, durante muitas décadas, foi receptor em projetos de Cooperação para o Desenvolvimento. Entretanto, com a evolução da economia brasileira e ênfase da política externa brasileira nas relações Sul-Sul a partir do governo Lula, o País passou a ser provedor em projetos dessa natureza. Portanto, esse minicurso busca apresentar, em linhas gerais, a evolução desta temática vis-à-vis a política externa brasileira e seu posicionamento no sistema internacional. O minicurso “O Brasil e a Cooperação Sul-Sul”, fruto da experiência de mais de 10 anos com a Cooperação Sul-Sul na universidade, instituições da sociedade civil e consultoria para agências internacionais, busca apresentar um panorama desta temática, cada vez mais presente no sistema internacional e abrir possibilidades de pesquisa e atuação profissional para estudantes e profissionais de Relações Internacionais.

A Prof.ª Dra. Juliana J. Costa é Doutora em Ciência, na área de Relações Internacionais, pelo Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo. É Professora visitante em Cooperação para o Desenvolvimento, com ênfase nas Relações Sul-Sul, na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e é professora universitária no curso de Relações Internacionais da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) . Além disso é pesquisadora associada do Articulação Sul (ASUL), think-tank especializado em Cooperação Sul-Sul e consultora em mensuração e avaliação da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento.

​

Sala: 108

Arthur Murta

 

Teoria Queer e as RI (*)
​

Historicamente, os estudos em Relações Internacionais negligenciaram o papel da identidade de gênero e da orientação sexual como elementos centrais de análise, porém, os recentes trabalhos de autoras e autores que vêm se debruçando no tema revelam uma enorme agenda de pesquisa ainda pouco explorada. Sendo assim, iluminadas pelas epistemologias trazidas pela teoria feminista e pela teoria queer, contradições históricas nos padrões econômicos e nas complexas estruturas do capitalismo global contemporâneo ganham uma “nova” compreensão. Entende-se, portanto, que o gênero e as sexualidades foram centrais na formação do discurso neoliberal vigente em âmbito internacional, visto que, ao nascer sob a égide da heteronormatividade, propagou-se levando consigo valores, políticas e práticas tácitas das formas dominantes de masculinidade heterossexual.

Nesse sentido, a partir das contribuições da produção teórica queer, o minicurso objetiva:

1) apresentar como esse debate pode ser mobilizado dentro do campo de RI;

2) discutir as abordagens distintas trazidas pelos Estudos LGBT e pela Teoria Queer para RI;

3) entender como as noções de heteronormatividade, homonormatividade e cisnormatividade determinam as operações da economia política global – é possível pensar em uma Economia Política Internacional Queer?

Arthur Murta é professor do Departamento de Relações Internacionais da PUC-SP, e é Doutorando em Relações Internacionais na USP e no King's College London. Tem interesse nas áreas de Economia Política Internacional (com ênfase em Inserção Regional do Brasil, Regionalismo na América Latina e Migrações Internacionais) e de Estudos de Gênero.

​

(*) Este minicurso será ofertado apenas no dia 24/09

​

Sala: 101

bottom of page